segunda-feira, 13 de agosto de 2012

2

Escovar os dentes é bom demais!

Olá,

Escovar os dentes é um hábito muito saudável e deve ser estimulado desde muito cedo!!

Quando a criança nasce, mesmo sem dentes é importante fazer a higiene bucal “ Isso deve iniciar com a limpeza da gengiva, palato (céu-da-boca) e língua. Essa limpeza deverá ser feita pelos pais ou responsáveis antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos, usando-se uma gaze ou fralda embebida em água filtrada” explica a dentista Flavia Balvedi Medeiros Thibes Pereira.

E assim que o primeiro dentinho aparece a escova dental deve ser usada. Para despertar a curiosidade das crianças com relação ao hábito de escovar os dentes os pais devem escovar os dentes na frente das mesmas. Presentear as crianças com escovas dentais infantis influencia para que elas possam criar o hábito e se tornar algo agradável.

Temos feito isso aqui em casa, mas só depois da nossa visita oficial a nossa Dentista Dra Camila como já contei aqui, é que Marinah vem escovando os dentes direitinho e tem deixado a mamãe dar um retoque final!!


Como Marinah não gosta do creme dental, a Dra Camila explicou que pode ser a só a escova, o importante é que faça a limpeza dos dentes.

Conforme a criança vai crescendo e mudando seus hábitos alimentares, a atenção com os dentes deve redobrar. Chega uma fase que eles não têm hora certa para comer, estão sempre com balas na boca, querem tomar um picolé em cada esquina, e carregam pacotes de salgadinhos aonde vão, por isso a importâcia de escovar os dentes sempre após as refeições.

De todas, a escovação antes de dormir é mais importante. Segundo a dentista, a saliva protege os dentes contra cárie e quando dormimos a produção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias. Tão importante quanto a frequência de escovação é a utilização de uma técnica de escovação correta e adequada para a faixa etária da criança, que deve ser ensinada pelos pais e dentistas.

Doenças bucais em crianças:

Existem vários tipos de doenças bucais, podendo classificar-se desde uma simples cárie até um câncer bucal. Os fatores que levam ao desequilíbrio e geram o estado de doença bucal, também têm causas diversas. Uma das principais doenças em crianças é a cárie.

Cárie

É uma doença transmissível que ataca os dentes. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente.

E melhorou muito a aparência, o cheiro, e até o dente quebrado que estava escurecendo, parou de escurecer!!

Fonte: http://portal.clickfolha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1546:a-importancia-da-escovacao-infantil&catid=38:geral&Itemid=61

Estamos muito felizes!!

Grande Abraço!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas! Aqui, a briga é pra guardar a escova: a Lara quer escovar os dentes o tempo todo! kkkk....
    BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir