domingo, 24 de março de 2013

6

Domingo de Ramos

Olá,
 
O domingo que antecede a Páscoa é chamado de Domingo de Ramos! E você sabe ou lembra o que significa?
 
O Domingo de Ramos é a comemoração litúrgica que recorda a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém onde Ele iria celebrar a Páscoa judaica com seus discípulos.
 
Ele é o portal de entrada da Semana Santa. É no Domingo de Ramos que se inicia a Semana da Paixão. É o dia em que a Igreja lembra a história e a cronologia desses acontecimentos para dele tirarmos uma lição.
 
Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém.

Leia mais:
http://www.gotquestions.org/Portugues/Domingo-de-Ramos.html#ixzz2OUDBMhOv
 
 
 
 
Um Rei entra na cidade montando um jumento
 
Já desde a entrada da cidade, os filhos dos hebreus portavam ramos de oliveiras e alegres acenavam com eles, estendiam mantos no chão para Jesus passar sobre eles. Jesus entrou na cidade como Rei!
 
Até parece que era um desejo d'Ele que fosse assim, pois, a cena em que tudo transcorre reproduz a profecia de Zacarias: o rei dos judeus virá. Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta.(Zc 9,9)
 
Embora Jesus montasse um simples jumento, o cortejo caminhava, alegre e digno. Na expectativa de estar ali o Messias prometido, Jerusalém transformou-se, era uma cidade em clima de festa.
 
E Ele era aplaudido, aclamado pelo povo: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas". Isto aconteceu alguns dias antes de que Jesus fosse condenado à morte, quando os ecos dos gritos de "hosana" já se misturavam ao clamor de insultos, ameaças e blasfêmias que o levariam a sua Paixão redentora.
 
Leia mais: Aqui e Aqui
 
Espero que esse post tenha te edificado de alguma forma!
 
Grande Abraço, 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Eu amo a Páscoa e todo o sentimento de paz que ela traz.
    Grande beijo amiga.
    Genis

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores sentimentos da Páscoa e ensinamento de Jesus é sua simplicidade Deborah. Deveriamos ser assim como Ele.. simples, humildes de coração...

    Vim agradecer pelo comentário no Mamães em Rede no post "O que espera do seu filho, medo ou respeito?". É sempre uma alegria ver sua palavra..

    Obrigada..
    Beijos carinhosos...

    Teresinha Nolasco / Equipe MR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tê querida, obrigada pela visita e pelo comentário!!
      Super beijo

      Excluir
  3. Deh! Desde já, feliz páscoa para vocês! E que ela nos aconteça sempre de dentro para fora. Beijo!

    ResponderExcluir