sexta-feira, 21 de setembro de 2012

8

Hoje foi Dia de?

Olá,

Você sabe o que se comemora dia 21/09?

O Dia da Árvore!!

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-dia-da-arvore.jhtm
 
Marinah feliz com sua muda de árvore que ganhou na escola!!
Mas vou ser sincera... Não me lembrava dessa data não, só lembrei quando peguei Marinah na escola e ela veio com essa mudinha de árvore... Aí, claro, pensei... preciso fazer um post sobre o Dia da Árvore!!
 
É uma muda de pé de café... Veio plantada em um pedaço de garrafa pet (o que achei super interessante, porque acredito que aproveitaram de outra atividade anterior).
 
E um cartão explicativo, e uma frase linda...
 
"A terra é insultada e oferece suas flores como resposta." (Rabindranath Tagore)
 
Vale a pena refletir na frase!!!
 
Grande Abraço!

8 comentários:

  1. Eu tb nem lembrava!!! Que fofa sua menina. Bjs.
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deborah! Eu também soube através da minha filhota que chegou pedindo um regador de brinquedo para levar para a escola porque ela precisava regar a árvore que tinha plantado! A frase é linda para refletir. Beijos e mais que lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que legal amiga eu não sabia por isso que é bom os nossos filhos irem cedo para a escola aprendemos D+ com eles o meu gatinho só vai quando completar os seus 4 aninhos.
    Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, obrigada pela visita e pelo comentário. Faz diferença mesmo a Marinah estar na escola, me lembrei de várias coisas que com a vida adulta já tinha esquecido...
      Bjinho

      Excluir
  4. Eu sabia claro, porque é o dia do meu aniversário e adorava comemorar com o dia da árvore. Lindo com a plantinha, aprender desde cedo é essencial para ser um cidadão bom futuramente. Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. aaai, teve amigo secreto ECOLÓGICO na escola a minha pequena...trocaram plantinhas e flores!!uma graçaaa!
    sua princesa é lindaa!
    já to seguindo vc aqui e o Mamães em Rede, com outrs colegas de blog..
    Abraços
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir